sábado, 27 de dezembro de 2008

HOMOFOBIA NA SOCIEDADE

O Segredo de Brokeback Mountain - Dois jovens se conhecem no trabalho em uma montanha isolada, iniciando no local um relacionamento amoroso. Dirigido por Ang Lee (O Tigre e o Dragão) e com Jake Gyllenhaal, Heath Ledger, Michelle Williams, Anne Hathaway, Randy Quaid e Anna Faris no elenco. Vencedor de 3 Oscars.

Resumo: O artigo trata da Homofobia como um problema social que deve ser enfrentado para o exercício da cidadania plena e para o bem comum, em uma abordagem intertextual do filme “O Segredo de Brokeback Mountain” aplicado à realidade e à sociedade. O filme “O Segredo de Brokeback Mountain” foi taxado pelo público como “O filme dos caubóis gays”, principalmente pelas pessoas que não o assistiram. Tal fato explica-se pelo preconceito acerca do principal tema abordado pelo filme: Homofobia. Homofobia é o conceito dado internacionalmente à intolerância gerada pela discriminação contra pessoas que possuem orientação sexual e/ou afetiva diversa das orientações consideradas como normais – a heterossexualidade e a afeição apenas entre homem e mulher. A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, tem como um de seus objetivos fundamentais, previstos em seu art. 3º, o seguinte: “IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. A Homofobia, como dito anteriormente, é uma forma de discriminação.
Portantoenquadra-se como uma hipótese do referido artigo da Carta Magna. As conseqüências da Homofobia são muito desastrosas para aqueles que sofrem diretamente com o preconceito, pessoas que geralmente sofrem fortes agressões; sejam elas de natureza verbal ou física. Porém, as conseqüências da Homofobia são desastrosas não só para os que sofrem com a intolerância, pois ela afeta indiretamente a toda a sociedade, na medida em que pessoas reprimidas pela intolerância se obrigam a agir de maneira diversa da qual seria adequada ao seu ideal. Por exemplo, quando a base de uma família está em um relacionamento frustrado entre um homem e uma mulher, os Filhos desse casal provavelmente “herdarão” uma grande carga de problemas originados pelas frustrações de seus pais.
Baseado em um conto escrito pela autora americana Annie Proulx, o filme “O Segredo de Brokeback Mountain” trata-se de uma estória de amor que se inicia em 1963, entre dois jovens americanos, enquanto trabalhava na montanha Brokeback, um local isolado da sociedade. Os jovens iniciam um romance que não entendem e temem ser descoberto. Por não terem alternativa, devido ao preconceito da sociedade na qual estão inseridos e à grande ocorrência de assassinatos contra homossexuais, os jovens tentam levar uma vida convencional, em uma luta contra seus sentimentos e instintos. Quando não agüentam mais a distância à qual se colocaram, os jovens passam a manter secretamente o amor e a atração que nutrem um pelo outro. “O Segredo de Brokeback Mountain” foi vencedor de 3 Prêmios Oscar(melhor diretor, trilha sonora e roteiro adaptado), de 4 Globos de Ouro (melhor filme, diretor, roteiro e canção), e eleito melhor filme no Festival de Veneza de 2005.
O conto “Brokeback Mountain”, de Annie Proulx, foi publicado pela primeira vez na revista americana “The New Yorker” em 1997. No mesmo ano, Larry McMurtry e Diana Ossana compraram os direitos autorais do conto e escreveram o roteiro do filme. Os roteiristas só conseguiram levar “O Segredo de Brokeback Mountain” aos cinemas após oito anos, pois encontraram muitas dificuldades em conseguir financiamento e bons atores dispostos a interpretarem os personagens homossexuais.

Nenhum comentário: